Mensagens populares

domingo, 5 de maio de 2013

Influenciando os genes - BCL11A


BCL11A

Durante a gestação e até cerca dos seis meses de idade, o organismo produz apenas hemoglobina fetal, que tem muita afinidade para o transporte de oxigénio. Nos fetos, a obtenção de oxigénio a partir do sangue da mãe é conseguida devido  ao desenvolvimento desta hemoglobina.  No entanto, por volta desta idade, a produção de hemoglobina fetal decresce abruptamente e passa a ser produzida hemoglobina adulta. Duas das quatro cadeias da hemoglobina fetal e do adulto (cadeias alfa - α) são idênticas, mas a hemoglobina no adulto tem duas cadeias β (beta), enquanto que o feto tem duas cadeias gama (γ). Pessoas com talassemia beta maior carecem totalmente de cadeias beta da hemoglobina adulta, ou possuem-nas em reduzido número. Isto torna a hemoglonina adulta ineficiente e provoca problemas de eritropoiese ineficaz, carência de oxigénio e alterações físicas típicas dos portadores desta patologia: grande volume de baço e deformações ósseas.
Uma solução para este problema passaria por conseguir fazer com que se voltasse a produzir hemoglobina fetal, para compensar a ineficiência da hemoglobina adulta. É aqui que o gene BCL11A desempenha um papel fundamental. O gene BCL11A, presente no cromossoma 2, codifica uma proteína de domínio dedo de zinco que bloqueia a sínteses de cadeias de γ-globina. Funciona como repressor, ao ligar-se ao DNA e bloquear a expressão de genes de γ-globina, do cromossoma 11. Ao silenciar esta proteína, consegue-se fazer com que o gene correspondente ás cadeia de globina gama volte a ser produzido. Desta forma, é possível a produção de heboglobina fetal, que compensará as falhas da hemoglobina adulta.
 No nono simpósio, é descrita uma experiência inovadora, realizada pelo Dr. Orkin, do Howard Hughes Medical Institute, nos Estados Unidos, com ratos talassémicos. Silenciou o gene BCL11A e os ratos apresentaram grandes melhorias, como diminuição do baço, que era maior do que o normal. Apesar de ser uma descoberta recente, se se conseguir utilizar este mecanismo em pessoas que sofram desta patologia, pode-se conseguir reverter muitos dos efeitos da talassemia β (diminuição do baço, alivio da fadiga e das dores musculares) e um aumento da esperança de vida para estes pacientes.
"Acho que demonstramos que uma única proteína nas células é um alvo que, se sofresse interferências, proporcionaria hemoglobina fetal suficiente para fazer os pacientes melhorarem. Há três décadas que se coloca a hipótese de que a hemoglobina fetal poderia ser ativada, quando entendessemos o mecanismo de tansição da hemoglobina, e esta é a primeira evidência de um alvo para fazer isso" Dr. Stuart Orkin.

Ilustração 2- Genetics Home Reference

                                  Gene BCL11A (Cromossoma 2, do par 60,678,301 até ao par 60,780,632)



Sem comentários:

Enviar um comentário