Mensagens populares

domingo, 5 de maio de 2013

Hemocromatose



O ferro é um mineral que, como muitos outros minerais na natureza, é essencial para o funcionamento do nosso organismo.
Como tudo o que em excesso faz mal, o ferro não é excepção. A acumulação demasiada deste mineral provoca efeitos nefastos ao nosso corpo. A sua concentração ideal e proveitosa anda à volta das 4g, dependo depois, efectivamente, de pessoa para pessoa.
Hemocromatose é um estado patológico de acumulação intracelular de ferro. É resultado da deposição de ferro no nosso organismo, nos nossos tecidos, podendo ser primária ou hereditária e secundária ou adquirida.
Este excesso de ferro pode acontecer devido quer por demasiada ingestão de alimentos ricos em ferro quer por tratamentos médicos, como, por exemplo, as transfusões.
A hemocromatose pode provocar, entre outros:
·         Vómitos;
·         Diarreia;
·         Artrite;
·         Infertilidade;
·         Diabetes;
·         Hipotiroidismo;

Os sintomas associados à hemocromatose dependem, claramente, da concentração de ferro no organismo. Com o passar do tempo, com o aumento da acumulação, dor na região abdominal, fadiga ou fraqueza, podem começar a surgir. Exames ao sangue são necessários para associar tais factores à manifestação da doença. Níveis de ferritina são um bom medidor e funciona como um meio de diagnóstico.
     Profissionais de saúde aconselham a diminuição do consumo de alimentos ricos em ferro e alimentos ricos em vitamina C (aumenta a absorção do ferro no organismo).
       Por outro lado, a ingestão de cálcio é extremamente importante pois este diminui a absorção de ferro no nosso corpo.

    A hemocromatose é uma doença perigosa que, se não for tratada, prejudica grandemente órgãos como o fígado e o coração, podendo, em casos extremos, levar à morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário